Operação Boina Preta: Formando Combatentes Básicos. Veja Imagens

O Portal Ijuhy.com acompanhou um dia de treinamento na Operação Boina Preta que é realizada pelo 27º GAC no Campo de Instrução da Guarnição de Ijuí, localizado no Alto da União.

Sex, 26 de abril de 2013

Entre as diversas oficinas está a pista com obstáculos, onde os soldados precisam treinar técnicas aprendidas, além de demonstrar força e equilíbrio. Foto:Karin Franco

Treinar os 245 novos soldados para que se transformem em Combatentes Básicos. Essa é a missão da Operação Boina Preta realizada pelo 27º GAC nesta semana.

A Operação tem o objetivo de evidenciar o domínio das técnicas e o desenvolvimento dos atributos necessários ao Combatente Básico, além de colocar em prática diversos conhecimentos teóricos adquiridos pelos novos soldados.

O Portal Ijuhy.com acompanhou nesta quinta-feira, 25, um dia de treinamento no Campo de Instrução da Guarnição de Ijuí, localizado no Alto da União.

Normalmente, a Operação Boina Preta ocorre durante uma semana, onde uma grande estrutura do quartel é montada no campo.

Contudo, devido a diversas atividades, os novos soldados foram divididos em dois grupos. Um primeiro grupo realizou as atividades no início da semana.

Já o segundo grupo, com 132 soldados, chegou ao campo na quinta-feira pela manhã e só deve sair na sexta-feira, a partir das 17 horas.

Por causa do tempo curto, os novos soldados fazem uma espécie de “intensivão”, realizando práticas de diversas habilidades sem dormir durante os dois dias.

 

Treinamento

 

O treinamento realizado pelo 27º GAC é divido nas chamadas oficinas.

Em cada oficina, há um guia Sargento temporário que relembra determinadas noções teóricas aprendidas pelos novos soldados. Após esse momento de instrução, os soldados realizam a prática de cada oficina.

Em média, 16 novos soldados participam das oito oficinas, sendo que em alguns casos os soldados são distribuídos de forma desigual nas oficinas.

As habilidades dos soldados são avaliadas no momento da prática por um Tenente que acompanha todas as atividades.

Os soldados vão acumulando pontuações. O soldado que tiver a pontuação mais alta será homenageado na formatura, que neste ano ocorre no dia 2 de maio.

Cada oficina possui um tema. Há a oficina sobre os primeiros socorros, oficina com pista de obstáculos, oficina de tiro ao alvo, oficina de camuflagem, dentre outras.

Cada grupo de soldados realiza um rodízio nessas oficinas, de forma que todos possam praticar todas as atividades do campo de instrução básica.

 

Jovens Soldados

 

O Capitão Macedo, carioca, mas que já mora a algum tempo no RS, acompanhou a reportagem em todas as oficinas.

Ele contou que já viu muitos casos de soldados que não queriam prestar o serviço militar obrigatório, mas que ao final do ano pediam para que continuassem no quartel.

Um soldado pode ficar até oito anos prestando serviços militares, mas após esse período ele poderá continuar a vida militar apenas mediante concurso.

Capitão Macedo ainda contou que diversas famílias já vieram agradecer a ele a formação que o Exército deu aos seus filhos.

No ano passado, 800 jovens se alistaram no 27º GAC, mas apenas esse 245 novos soldados foram recrutados.

Um dos desafios do Exército Brasileiro está na preparação desses jovens, já que há dificuldade em encontrar homens novos e com boa resistência física. Isso porque a maioria dos jovens não está praticando esportes, levando uma vida sedentária.

 

Formatura Boina Preta

 

Todos os soldados que cumprirem a Operação Boina Preta irão se formar na próxima quinta-feira, 2 de maio, no 27º GAC.

Após a formatura, cada soldado iniciará um treinamento de qualificação para determinadas atividades.

 

Karin Franco - karinfranco@ijui.com:

 

Veja Galeria de Imagens do Treinamento - Fotos: Karin Franco



Comentários

  • Francimara Matos - Juruti (Pará)
    Enviado Qui, 20 de fevereiro de 2014

    O meu único filho estar indo atraz do sonho dele que é servir a nação.

     

    Espero que ele consiga e que o SENHOR JESUS esteja todos os momentos com ele.

  • Simone Corrêa Paz de Camargo - Ijuí (Rio Grande do Sul)
    Enviado Sex, 26 de abril de 2013

    COM MUITO ORGULHO DE MÃE, MEU FILHO ESTÁ PRESENTE NESTA OPERAÇÃO BOINA PRETA REALIZADA NOS DIAS 25 E 26 DE ABRIL PELO 27 º GAC.

     

    SEI QUE ESTE É MAIS UM DE SEUS SONHOS  E QUE ESTÁ SE REALIZANDO JUNTO COM SEUS COLEGAS E SUPERIORES.

     

    PARABÉNS MEU QUERIDO FILHO PANTERA. 

     

    SEMPRE ESTEJA COM DEUS, MEU QUERIDO RECRUTA PAZ.

Poste aqui seu comentário*


Concordo com os termos de comentário*

Termos de Uso dos Comentários*

Seu comentário irá passar por aprovação editorial antes de ser exibido.

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista.

O teor dos comentários deve ser sensato e moderado. Não publicamos comentários com xingamentos, uso de palavras de baixo calão, ofensas ou que incitem à intolerância ou ao crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem.

Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e o comentarista que habitualmente as transgredir poderá ter interrompido seu acesso ao link de comentários deste Portal.

O autor do comentário deve ser identificado com nome, sobrenome, cidade de origem e e-mail correto.