Colônia de Pescadores e Aquicultores Z18 de Ijuí tem reunião nesta 3ª feira

A reunião será às 18h30min, na sede social da Colônia na Linha 6 Oeste Ijuí.

Seg, 30 de setembro de 2013

A Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18 de Ijuí realiza nesta terça-feira, 1º, uma reunião com os seus associados, pescadores e aquicultores.

A Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18 de Ijuí realiza nesta terça-feira, 1º, uma reunião com os seus associados, pescadores e aquicultores.

A reunião será às 18h30min, na sede social da Colônia na Linha 6 Oeste Ijuí.

Entre os assuntos que serão tratados estão o 20º Almoço do Peixe que acontece neste domingo, 06.

Outro assunto está o relato da convocação do Ministério da Pesca e Aquicultura do RS que aconteceu no dia 13 de setembro em Porto Alegre na Ilha da Pintada, na qual estiveram presentes o presidente da Colônia Itamir, o diretor de finanças Walter Bandeira e o vereador Marcos Barriquello.

Também será relatado na reunião a convocação da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura na qual estiveram presentes nos dias 19, 20 e 21 de setembro em Brasília, representando o RS, os presidentes das Colônias de pescadores Z 18 de Ijuí, Z 26 de Mariano Moro, Z 22 de Irai, Z 12 de Itaqui, Z 9 de Uruguaiana, Z 5 da Ilha da Pintada o presidente da FEPERGS, Federação dos Pescadores e Aquicultores do RS e o representante jurídico da FEPERGS e das Colônias.

Neste encontro além da reeleição do representante da Federação do Rio Grande do Norte Abrão Lincon para a CNPA, Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura para mais 3 anos, também houveram várias palestras sobre a pesca e aquicultura e sobre as leis do Trabalho e INSS dos pescadores.

No Ministério da Pesca e Aquicultura a delegação do RGS, entregaram ofícios reivindicando melhoria no sistema de registro de pescadores e no recadastramento devido à lentidão no sistema de internet e também para que os pescadores que não conseguiram realizar o seu recadastramento que possa até o final do ano ganhar nova oportunidade para realizar o seu recadastramento para o Ministro e seus assessores.

Nas convenções também foram tratados estes assunto e pedidos para que a partir de janeiro de 2014 não sejam mais aceitos novos pedidos de carteiras iniciais por dois anos.

Além disso, foi feito pedido do plenário para o presidente da Confederação e para o secretário do Ministério da Pesca e Aquicultura Brigadeiro Átila Maia que os recursos do governo sejam encaminhados direto para as entidades de pesca, ou seja, as Federações e as Colônias e não aos municípios, porque foram distribuídos vários projetos para os municípios e mal administrados ou alocados em locais que não tem nada a ver com os profissionais da pesca ou aquicultura.

Além destes houveram vários pedidos para melhorar a atividade; O presidente da Confederação propôs ao plenário que a Confederação vai tratar com o Ministério da Pesca e Aquicultura para trabalhar forte na Aquicultura através das Colônias de Pescadores e Aquicultores, porque até agora a Confederação, as Federações  e as Colônias não conseguiram trabalhar devido as dificuldades de acertar as carteiras de pesca.

Ainda na reunião desta terça-feira o presidente da Colônia estará entregando aos pescadores com direito do seguro defeso da piracema da bacia do Rio Uruguai que começa neste dia 1º de outubro até dia 31 de janeiro de 2014, e passará aos pescadores as informações das documentações necessárias para este encaminhamento junto ao SINE de Ijui, Santo Ângelo, Três Passos e Crissiumal. A piracema na Bacia do Jacuí começa dia 1º de novembro até 31 de janeiro de 2014.

Comentários

  • (Nenhum comentário enviado)

Poste aqui seu comentário*


Concordo com os termos de comentário*

Termos de Uso dos Comentários*

Seu comentário irá passar por aprovação editorial antes de ser exibido.

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista.

O teor dos comentários deve ser sensato e moderado. Não publicamos comentários com xingamentos, uso de palavras de baixo calão, ofensas ou que incitem à intolerância ou ao crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem.

Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e o comentarista que habitualmente as transgredir poderá ter interrompido seu acesso ao link de comentários deste Portal.

O autor do comentário deve ser identificado com nome, sobrenome, cidade de origem e e-mail correto.